Encontros de BIM

O Building Information Modeling (BIM) – modelagem da informação da construção – é considerado absolutamente essencial ao setor. Com os “Encontros de BIM”, que acontecem de 22 de outubro a 3 de dezembro, o SEESP oferece aos profissionais a oportunidade de adquirir conhecimento e se atualizar sobre diversos aspectos dessa inovação já consolidada no mercado.

As atividades acontecem na sede do sindicato, na Rua Genebra, 25 – Bela Vista – São Paulo – SP. A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas. Mais informações pelo e-mail cursos@seesp.org.br ou telefone (11) 3113-2600 – Ramal 342, com Paulo ou Sílvia. 

Confira a programação e participe!

22/10/2019, às 19 horas

Como escolher um software para projetar em BIM

 

Palestrante: João Gaspar – TILab

Existem diversos softwares para projetar em BIM. Em comum, todos tem o mesmo propósito: oferecer tecnologia e ferramentas para que estudantes e profissionais possam criar e documentar seus projetos de modo seguro e confiável. No entanto, os programas são muito diferentes no que dizem respeito a ferramentas para a modelagem de objetos do cotidiano da construção civil ou para a criação de geometrias complexas. Questões relacionadas à representação gráfica dos modelos, à capacidade de dar suporte ao trabalho colaborativo dentro e fora do escritório e de realizar trocas de dados com fidelidade e segurança, o investimento a ser realizado em infraestrutura de computação e o custo das licenças devem ser considerados no processo de escolha.

Nesta palestra, o arquiteto João Gaspar apresenta um método para que você escolha o melhor software para projetar em BIM de acordo com as suas demandas. Serão realizadas demonstrações para ressaltar quais os recursos e ferramentas oferecidas pelos softwares. Além de se tornarem aptos a fazer a escolha pelo software mais adequado, os participantes terão a oportunidade de esclarecer dúvidas técnicas sobre o funcionamento de recursos dos programas mais utilizados pelo mercado.

Sobre o palestrante
João Gaspar é mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Tem mais de 19 anos de experiência em ensino, pesquisa e criação de material didático, à frente do TI Lab (centro de treinamento e especializado em BIM) e da ProBooks Editora, que têm sua sede em São Paulo. Desde junho de 2017, Gaspar é Secretário da Comissão de Estudos Especiais 134 da ABNT, responsável pela criação, edição e publicação das normas BIM brasileiras.

Como pesquisador, destacam-se a publicação e apresentação de artigos em importantes conferências: CIB W78 2018 (Chicago, EUA) SIGraDI 2017 (Concepción, Chile), CIB W78 2015 (Eindhoven, Holanda) e TIC 2015 (Recife).

Pela ProBooks Editora, João Gaspar atuou como autor dos livros Revit passo a passo – volume I (em parceria), ARCHICAD passo a passo, volumes I e II (em parceria), Vectorworks passo a passo e SketchUp Pro 2013 passo a passo. Pela Editora Brasport, Gaspar assina o capítulo “O papel da BIM (Building Information Modeling) na gestão dos processos de projeto e obra” no livro “Bússola de Gestão na Construção Civil”,  lançado em 2018. O trabalho foi finalista no Prêmio de Excelência BIM do Sinduscon-SP de 2018.

 

Agenda

Como escolher um software para projetar em BIM

Palestrante: João Gaspar

Data: 22 de outubro de 2019

Horário: 19h às 20h

Local: Rua Genebra, 25 – Bela Vista – São Paulo – SP

Informações: cursos@seesp.org.br ou (11) 3113-2600 – Ramal 342

Fonte: http://www.seesp.org.br/site/index.php/comunicacao/noticias/item/18619-seesp-realiza-encontros-de-bim

Quer participar do NJE?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *