Equipe de Coordenação

Marcellie Dessimoni

Coordenadora geral do Núcleo Jovem Engenheiro, formada em Engenheira ambiental e sanitarista, pós-graduada em gerenciamento de resíduos sólidos, com experiência em expedição de licenças e auditoria ambiental. Trabalhos desenvolvidos em projetos voltados à sustentabilidade, como educadora ambiental, e projetos sociais de saneamento em áreas vulneráveis na cidade de São Paulo.

Bruno Lucas Matheus Marcelino 

24 anos, é de Guarulhos e está cursando Engenharia Civil.

Bruno Machado dos Santos

25 anos, já é formado em Engenharia Mecânica e vem de Bertioga (SP).

Elisabeth Silva Pereira

33 anos e cursa Engenharia Civil.

Jéssica Trindade Passos

 24 anos, já é formada em Engenharia Mecânica.

Leidiaane Rodrigues Costa

22 anos de idade e é cearense, e cursa Engenharia Civil.

Lucas Gabriel Batista Alves 

31 anos e já é formado em Engenharia de Produção.

Maria Paula de Nicola Arieta

Engenheira Civil, 27 anos. Ela é de Bertioga, litoral norte paulista.

Matheus Sales Sampaio

 22 anos e faz Engenharia Civil. 

Mayrah Felix Moraes

30 anos, já formada em Engenharia Elétrica e mora em Ferraz de Vasconcelos..

Paulo Raphael Pessoa de Mello

32 anos e está fazendo o curso de Engenharia de Produção.

Pedro Daniel de Souza Matias

morador de Praia Grande (SP), tem 23 anos e faz Engenharia Civil.

Rogério Magela

28 anos, mora em Guarulhos e cursa Engenharia Civil.

Tamires Pinheiro da Silva

27 anos, está se graduando em Engenharia Civil.

Thamires da Silva Morgado 

21 anos e faz o curso de Engenharia Civil.

Thiago de França Benguella

faz Engenharia Civil e tem 26 anos

Ygor Henriques Siqueira Marinho

23 anos e cursa Engenharia Civil.

GALERIA DE FOTOS-posse

Os engenheiros paulistas inovam mais uma vez em prol da valorização da profissão. Acontece, no dia 30 de abril próximo, a posse oficial da primeira turma do Programa Voluntários do Núcleo Jovem Engenheiro do SEESP durante a reunião da Diretoria Plena da entidade, em sua sede, na capital paulista. Formado por estudantes e recém-formados em Engenharia, o projeto pretende atuar em diversas frentes e travar um debate, como salienta a coordenadora do núcleo, a engenheira ambiental Marcellie Dessimoni, que deve começar já na faculdade. “Precisamos aprender, além da parte técnica pertinente à área, quais são os nossos direitos e deveres como profissionais fundamentais ao desenvolvimento de um País”, exorta.

Todo o processo seguiu ritos formais, com lançamento de edital, período de inscrição e processo seletivo. Ao todo foram 29 inscritos; desses, 16 passaram na seleção realizada em 13 de abril último. Na ocasião, foi feita uma entrevista coletiva, seguida de uma dinâmica de grupo a partir de um desafio proposto.

A primeira etapa, explica a gestora de pessoas do SEESP Alexandra Justo, avaliou a apresentação, comunicação, interesse pela Engenharia e pelo núcleo, e observado ainda o autoconhecimento. “Já na dinâmica de grupo foram avaliadas as competências: compreensão da atividade, projeto proposto, liderança, comunicação, criatividade, comprometimento, negociação e o resultado do projeto”, relaciona.

Engenharia social e na prática

A coordenadora do Núcleo Jovem comemora o processo: “Reunimos estudantes interessados em contribuir com ações voltadas à valorização profissional.” Ela prossegue: “São futuros engenheiros já preocupados em garantir o protagonismo da área em suas diversas atuações, seja na atividade privada ou pública, tendo como foco primordial a sustentabilidade e o social. Pessoas que não visam apenas o lucro, mas veem a profissão como uma maneira de promover o bem-estar de todos.”

Outro ponto destacado por ela é que o grupo selecionado conseguiu equilibrar a participação de gênero. A idade dos classificados está entre 25 e 33 anos, e as modalidades contempladas são, principalmente, Civil, Mecânica, Elétrica e de Produção. “Tivemos candidatos de diversas regiões da Capital e de outras cidades, como Santos, Osasco, Bertioga, Ferraz de Vasconcelos, Praia Grande, Guarulhos”, observa a coordenadora.

A coordenadora informa que os trabalhos serão realizados em reuniões presenciais e online, onde serão discutidas diversas ações, entre essas: divulgação das atividades do núcleo; qualificação (cursos, palestras, visitas) para estudantes e recém-formados; projetos sociais na área da engenharia; e organização do I Encontro Paulista de Jovens Engenheiros.

Todas essas atividades, prossegue ela, exigirão planejamento, organização e a fase da execução. “Ou seja, vamos treinar o que é a engenharia na prática. Colocar na realidade os ensinamentos do curso.”

Classificados

Entre os requisitos para participar do programa estavam ser estudante de engenharia a partir do 3º semestre em 2019 ou engenheiro recém-formado (até três anos); estar associado ao SEESP e em dia com sua anuidade; e ter disponibilidade para viagens. Confira os nomes dos selecionados: Bruno Lucas Matheus Marcelino; Bruno Machado dos Santos; Elisabeth Silva Pereira; Jéssica Trindade Passos; Leidiaane Rodrigues Costa; Lucas Gabriel Batista Alves; Maria Paula de Nicola Arieta; Matheus Sales Sampaio; Mayrah Felix Moraes; Paulo Raphael Pessoa de Mello; Pedro Daniel de Souza Matias; Rogério Magela; Tamires Pinheiro da Silva; Thamires da Silva Morgado; Thiago de França Benguella; e Ygor Henrique Siqueira Marinho.

Os aprovados atuarão no biênio 2019-2020, na qualidade de colaboradores, sem qualquer tipo de remuneração ou vínculo empregatício com o SEESP, apenas com ajuda de custo quando necessário.

Fonte: http://www.seesp.org.br/site/index.php/comunicacao/noticias/item/18200-turma-inaugural-do-voluntarios-do-nucleo-jovem-engenheiro-toma-posse-dia-30-de-abril

Quer participar do NJE?